terça-feira, 14 de abril de 2015

A Crise da TV e Cinema (Parte II)


Essa é a segunda parte de postagens desta série, vamos discutir mais um pouco se realmente está havendo uma crise na TV e no Cinema, em meio a tantos reboots, refilmagens, readaptações e afins, iremos aprofundar nesta segunda parte apenas sobre séries de TV, vale ressaltar que nem sempre quero dizer que com crise seja algo ruim, e nem que não haja criatividade nestes conteúdos, mas onde fica a originalidade quando a história é baseada em um livro, ou quando é derivada de uma outra? Inclusive gostaria também de lembrá-los que a maioria das séries que aqui comento também sou fã, portanto não quero com este post criticar alguma série ou classificá-las. Além disso não vou citar conteúdos nacionais, por motivos óbvios, as séries de TV brasileiras são exemplos de conteúdo cinematográfico readaptados, e vice-versa.


1. As Crônicas de Gelo e Fogo (1996 - Presente)  - Game of Thrones (2011 - Presente)
Apesar de não ter lido os livros, posso acreditar que ambos sejam bons a sua maneira, claro que todos que leram os livros devem levantar que o livro é melhor, vide filmes como Harry Potter, e sempre haverão criticas das mudanças na adaptação para TV, algumas poderão ser consideradas melhores e outras piores, mas não é a toa que a série é fenômeno de audiência. Fãs do gênero de fantasia época devem notar os clichês das séries de fantasia época, que prefiro não comentar para não ser linchado na rua.

2. Agents of S.H.I.E.L.D (2013 - presente), Marvel's Agent Carter (2014 - presente), Marvel's Demolidor (2015), e Universo Marvel para TV.
As séries do universo Marvel aproveitam do sucesso cinematográfico que foi o filme Vingadores, claro que cada uma é boa na sua maneira, ainda não vi todas, mas muitas mantém muito do que é visto no filme na tentativa de atingir o mesmo público, apesar de só atingir os mais informados a respeito, a série da Netflix Demolidor é a única que talvez pelo fato de ser transmitida via streaming demonstra um gênero mais adulto, sombrio, diferente das outras. Podemos esperar novas séries em breve, possível Spin Off  de Agents of S.H.I.E.L.D, com nome ainda não revelado. E mais na Netflix com A.K.A Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Aço, e ainda uma série com os quatro personagens The Defenders, portanto podem esperar que o conteúdo ainda vai ser muito sugado.
Formação The Defenders: Luke Cage, Punho de Aço, Demolidor, Jessica Jones. Clique para ampliar.

3. Smallville (2001 - 2010), Arrow (2012 - Presente), Flash (2014 - presente), Gotham (2014 - presente), Spin-Offs
Já as séries da DC não aproveitaram tanto do universo cinematográfico, uma vez que a Smallville baseada nas histórias do Super-Homem ainda adolescente, utilizaram muito mais das HQ para desenvolvimento do roteiro, logo com o fim da série em 2010, anunciaram uma série derivada sobre o Arqueiro Verde e estrearam em 2012 Arrow, que simplesmente foi um estouro e gerou Flash e a mais recente Gotham baseada na infãncia do homem morcego. Neste ponto tenho que pontuar a DC pois contrário à Marvel preferiram investir diretamente nos heróis principais, e todas até então são sucesso de ibope, e podemos esperar um spin-off das séries Arrow/Flash, já confirmado porém ainda não apresentaram um nome para a série. Em 2011 tentaram fazer uma série da Mulher-Maravilha mas o projeto foi cancelado antes mesmo de ir a TV, porém planejam fazer um filme da heroína. É valido lembrar que a mulher maravilha já teve uma série em 1975 e protagonizada por Lynda Carter
Spin Off Arrow/Flash, Mulher Maravilha (1975), Mulher Maravilha (2011) e filme em produção. Clique para ampliar.












3. Diários de um Vampiro (1991 - presente) - Diários de um Vampiro (2009 - presente), The Originals (2014 - presente)
Apesar que o livro foi escrito em 1991, a série estreou na TV em 2009, portanto por mais que os fãs critiquem o fato de compararem a série a Saga Crepúsculo (2008 - 2012) de Stephenie Meyer, só tem razão em uma coisa, realmente a série não tem nada ver com os filmes em relação à história, mas a adaptação dos livros para a TV foi consequência do sucesso dos filmes, assim como a série True Blood (2008 - 2014) de Alan Ball, que aliás é a versão mais adulta dos três, também aproveitou deste conteúdo. Mas enfim não discutindo quem veio primeiro o ovo ou a galinha?, a série Diários de Um Vampiro se baseia nos livros de 1991 de L. J. Smith e recentemente originou a série The Originals, esta sim por mais que seja um spin-off é original para a TV.
Crepúsculo (2008), True Blood (2008-2014), Clique para ampliar.

4. Grimm (2011 - presente), Once Upon a Time (2011 - presente)
Com diferença de apenas alguns dias, foram lançadas em outubro, claro que ambas não tem nenhuma ligação e buscam justamente originalidade ao alterar o contexto dos contos de fadas infantis, mas ainda não querendo saber quem foi original, os filmes Branca de Neve o Caçador estrelado por Kristen Stewart e Espelho, Espelho Meu lançados em 2012, tiveram produções iniciadas antes da séries de TV. Mas pode-se dizer que o sucesso de todos juntos é responsável pelos filmes mais recentes, Malévola (2014), Caminhos da Floresta (2015), Cinderela (2015), e os ainda em produção.
Branca de Neve e o Caçador (2012), Espelho Espelho Meu (2012), Malévola (2014), Caminhos da Floresta (2015), Cinderela (2015), Clique para ampliar.












5. The Walking Dead HQ's (2003 - presente), The Walking Dead (2010 - presente), Fear The Walking Dead (2015 - presente)
Filmes e séries de zumbi já são antigos e sempre foram um sucesso, mas a primeira série a levar isso para a TV foi The Walking Dead em 2010, baseado nos quadrinhos de Robert Kirkman, e foi suficiente para a produção de histórias, como Guerra Mundial Z (2013) de Brad Pitt, Z Nation (2014 - presente), e os mais bizarros Meu Namorado é um Zumbi (2013), In The Flesh (2013 - presente) e iZombie (2015), Recentemente foi anunciada a produção de um spin-off de The Walking Dead, com o nome Fear The Walking Dead, lançamento provável entre agosto e setembro, ou seja, antes da estréia da próxima temporada da série original.
Meu Namorado é um Zumbi (2013), Guerra Mundial Z (2013), In The Flesh (2013 - presente), Z-Nation (2014 - presente), iZombie (2015), clique para ampliar.


Este foi o especial A Crise da TV e Cinema, o conteúdo é gigantesco então muita coisa ficou de fora, espero que gostem. Até a próxima.
Parte I Aqui

Curta nossa página no Facebook @BlogBit

Nenhum comentário:

Postar um comentário